terça-feira, 26 de novembro de 2013

Começando pelo começo

Tudo possui um começo, e esse é o começo deste blog.

Eu não tenho lá muita experiência em escrever na internet, confesso que minha namorada é infinitamente melhor nisso do que eu (confiram vocês mesmos: www.2pensaremvoce.blogspot.com.br). E além de escrever bem minha gatona ainda manda muito nas maquiagens, para quem tiver interesse em cursos ou serviços, o contato dela está neste mesmo link acima

Bem, vamos começar pelo começo: Cara, para que você fez mais um blog sobre filosofia?

Vamos lá! Aqui não é um blog sobre filosofia! É um espaço para compartilhar ideias livre da rigidez acadêmica mas ainda dentro da razão, lógica e bom senso. Que fique bem claro a todos que aqui é um espaço público, para livre discussão e comentários!  Não quero que ninguém venha aqui, leia o que escrevi e fique me xingando mentalmente. Publique, xingue, ofenda, discuta, interaja, pense, enfim... Aqui é para isso!

Qualquer comentário que não esteja fora dos limites das leis será muito bem vindo! A internet é uma nova ágora, só que um pouquinho maior!

Sou ferrenhamente averso a qualquer tipo de restrição a liberdade de pensamento e de expressão. A verdade não tem dono. O conhecimento se aperfeiçoa na pluralidade de pensamentos, e portanto, este espaço é dedicado principalmente a isso: A pluralidade de um livre pensar e expressar!

Sócrates, um dos primeiros pensadores, foi condenado a morte por suas provocações. Ele não se restringia a criticar somente os amigos, mas criticava também os políticos, os mercadores, os sofistas, entre outros (ou entre todos, já que ninguém escapava dele na Grécia Antiga!).

A coibição de seu comportamento foi a reação natural de homens poderosos que eram envergonhados por serem desmascarados por Sócrates. Esses homens, que muitas vezes se diziam possuidores únicos da verdade, ou excelentes pensadores, eram facilmente levados pelo pensador grego a demonstrar suas falácias e não poucas vezes uma grande desonestidade em seus argumentos!

Já que estamos no começo deste blog, lembremos deste episódio do início da filosofia, quando a voz da razão foi coibida e calada por interesses particulares escusos e desonestos. A privação da liberdade é a grande característica dos desonestos quando são revelados perante a luz da razão!

Punem para demonstrar que possuem poder e que qualquer pessoa que se opor a seus interesses será punida de alguma forma.

Discordo de certas idéias do blogueiro Daniel Fraga, mas ele foi a certo tempo vítima de um bom exemplo deste tipo de desonestidade:


Daniel Fraga não foi efetivamente punido, mas no episódio da Grécia, Sócrates foi morto. No entanto seu ideal de clareza, objetividade, racionalidade e transparência se tornou o pilar de todo conhecimento humano.

A razão pode ser levemente obstruída, mas jamais impedida de prosseguir seu curso. Portanto finco as bases deste blog no ideal da liberdade de pensamento e expressão, encorajando a todos que reflitam e comentem e já anunciando aos intelectualmente desonestos o quão é inútil coibir! Cedo ou tarde as máscaras caem e a podridão das faces desonestas começará a feder!

Agradeço aqui a todos que lerem em especial minha família: Edilson(pai), Luciana(mãe), Gabriel(irmão), Vitor(primo) e minha amada namorada Jessica (citada lá em cima em seu blog) que é a mulher que esquenta meu peito e está sempre ao meu lado!

Que esta seja a primeira de muitas postagens

Um abraço a todos!

Um comentário:

  1. Eu estou muito feliz pela sua decisão, meu amor.
    Confio e me orgulho muito de você.
    Estarei sempre ao seu lado.
    Te amo muito.

    ResponderExcluir