sexta-feira, 29 de novembro de 2013

A importância do homem para a criação de uma família - Por Jessica Ramos


Olá!
Eu sou a Jessica, namorada do Danilo ("idealizador") criador deste espaço, e estou cursando Psicologia, além de ser maquiadora profissional e prestar serviços nesta área, sou também blogueira nas horas vagas (assim como o Danilo mencionou no post de estréia) da página * Pensar em Você * e trabalho atualmente como consultora na área de TI. Ufa...! Muita coisa, eu sei, mas hoje em dia se você quer ser alguém, tem que se dedicar. Se você quer realizar seus sonhos, tem que correr atrás. Não desisto com facilidade e sonho de verdade. Características que atualmente não são tão comum nas pessoas, infelizmente.

Bom, após a introdução da minha pessoa, eu fui convidada para falar sobre as visões psicológicas dos nossos comportamentos, comentar sobre as diversas teorias que são abordadas na psicologia e eu tenho um assunto em particular que me agrada muito. A psicologia do desenvolvimento humano.
E começamos pela família.

**********
Note que não vou trazer aqui nenhum preceito religioso, valores morais ou 'histórias que o povo conta'. Meu compromisso é com a psicologia, portanto são dados que já foram pesquisados, analisados e teorizados e com anos de experiência, aplicados no estudo objetivo da subjetividade humana.
**********

Hoje eu vou comentar um pouco sobre a importância do homem na formação de uma família.

Um pouco de história:
Antigamente os casamentos eram arranjados, portanto assim que a menina "virava mulher" era desposada por alguém para quem a família a havia prometido.
Hoje a mulher está cada vez mais independente, então ela pode escolher com quem, e se, vai se casar (ou "juntar as escovas" para ser bem delicada).

E nas várias décadas que separam essas duas realidades, uma coisa não mudou muito: o homem.
Antes era um senhor com uma garota. Hoje é um homem estável financeiramente, com graduação superior, imóvel próprio, carreira profissional em ascensão e uma mulher que tem os mesmos predicados e que prefere ser mãe solteira por alegar que "os homens são todos iguais". Mas e a família? Aonde entra nesse cenário tão atual?

Bom, as famílias poderiam até existir no passado, mas o planejamento familiar não era lá essas coisas, e ninguém que eu tenha conhecido morreu por desgosto de ter nascido em uma família assim, mas convenhamos que não deveria ser fácil: uma garota que não sabia nada da vida, não tinha experiência nenhuma e de repente vira mãe. E um homem que não dava abertura para que os filhos se aproximassem dele emocionalmente pois ele era o "chefe de família", praticamente intocável, pois provia o que a casa necessitava e era o suficiente.

Mas as coisas não deveriam ser assim.
"Ah, Jessica, então como deveriam ser?"

Vamos começar pelo princípio.
Eu não preciso explicar como nascem os bebês, então vamos pular essa parte. Na verdade tudo se inicia muito antes de isso acontecer. Quando o casal decide ter um filho.

Pausa: Não sei se vocês perceberam, mas eu disse O CASAL. Isso mesmo, os dois. O homem e a mulher devem decidir quando querem ter um filho. E se querem ter um filho.

Ok, continuando: Quando o casal decide ter um filho, os dois devem procurar um médico para iniciarem todos os preparativos.
O medico deve ser de confiança do casal, pois ele acompanhará todo o processo de gravidez e provavelmente o parto, e dará parte do suporte necessário (tecnicamente) para que seja uma gravidez tranquila, e se houver algum problema, será detectado com antecedência suficiente para ser contornado e ter o mínimo de impacto para a mãe e para o bebê.
Mostrando para a mulher as mudanças que ocorrerão, explicando quais são essas alterações, não só no físico, mas também no psicológico dela.
E o homem deverá dar o suporte necessário para a mulher se sentir confortável com essas mudanças todas, compreender as diferenças de humor e de comportamento dela, ampara-la nas horas que ela se sentir incapaz. Ela tem que se sentir amada, e o companheiro que ela escolheu para compartilhar esse momento da sua vida deve promover todo conforto para que a mulher tenha uma gravidez tranquila.

Com essa proteção e amparo, a mulher se sente bem com a gravidez, se sente bem com relação ao homem ao seu lado e se sente preparada e com o suporte necessário para se tornar mãe.

Lembrando que o casal deve manter uma relação de conversa franca constante, para ele saber o que ela está passando e ela saber quais são as dúvidas e medos dele, afinal são um casal, devem ficar unidos e serem companheiros um do outro.

Após o parto, o homem deve se aproximar da mulher e do bebê para estabelecer a relação pai-filho que a partir daí se desenvolverá para a vida. Mas a mãe deve permitir que o pai se aproxime, pois ele também faz parte desse momento, ele também compartilha de um sentimento paternal com relação à criança. E ele não deve parar de se relacionar com o filho. Não é porque só a mãe amamenta (hora de maior intimidade mãe-filho), que o pai deve ficar de fora. Ele não precisa ficar com medo de pegar o filho, com receio de quebrar o bebê. Existem métodos do pai ter essa relação intima pai-filho também.

A família sendo a primeira relação social do bebê, ele perceberá que está em equilíbrio com a as pessoas que o mantém.
Com essas atitudes e com o esclarecimento devido, o casal evita a possibilidade de se afastar, de brigar, e poderá dar um suporte melhor e maior ao filho. Essa postura traz benefícios para os pais como uma família mais equilibrada, e para os filhos, percebendo que eles são amados e queridos.

Com isso termino minha primeira postagem aqui no UM ESPAÇO PARA O PENSAR.

Espero que tenham gostado e que comentem. Estou aberta a sugestões para outras sextas-feiras.

Beijo!
Jessica Ramos

15 comentários:

  1. Deve funcionar desse jeito no seu mundinho de chocolate

    ResponderExcluir
  2. Essa reação ao saber é a típica resposta daquele que não aceita o conhecimento.

    Depois não adianta reclamar das finanças, do governo, de Deus ou de qualquer outro culpado. Apenas você, o ignorante, é o culpado pela sua própria condição desgraçada, justamente ao negar o conhecimento como resposta para seus problemas.

    Isso porque o conhecimento não é uma resposta imediata mas sim uma resposta que construímos com tempo e paciência.

    Mas o conhecimento, ainda que lento, é superior em qualidade à arrogância. Ainda que você não planeje sua família o esclarecimento se alastra pelo mundo por um motivo muito simples: Bem estar faz bem!

    Por isso continuaremos a divulgar o esclarecimento, para que seus filhos la na frente possam comparar uma parca qualidade de vida que sua falta de visão não pode dar contrapondo a uma vida mais saudável que o conhecimento pode trazer.

    No início do século XX alguns importantes "médicos" eram contra a vacinação, ainda assim ela provou ser eficiente e importante para o bem estar comum.

    Planejamento familiar é equivalente. E hoje graças a medicamentos e preservativos distribuídos gratuitamente esse planejamento é acessível a todos.

    Sexo é livre! Podemos transar com quem quisermos! Agora ter filhos é diferente, é uma questão de responsabilidade escolher com quem teremos filhos! E ainda que essa pessoa te traia e te abandone ela será responsável em te apoiar na criação dos filhos.

    Se houve uma tragédia e essa pessoa não se encontra mais no mundo, também é possível obter o apoio necessário nos pais, irmãos, amigos, etc.

    A vida não é fácil e é por isso mesmo que usamos todo o conhecimento do mundo para deixá-la um pouco mais confortável. Rejeitar esses recursos só fará mal a você mesmo!

    ResponderExcluir
  3. As pessoas acham que o que estudamos e pesquisamos é a verdade absoluta, mas além das várias verdades e inverdades que hoje nós vemos na mídia, desde o início dos tempos existiram outras realidades.

    Não retornando tanto tempo assim, quando nas décadas que precederam nossos avós, a menina era tratada como uma mercadoria, pois quando "virava mulher" já era hora de casar, o que na verdade para o pai era uma maneira dele ganhar algum dinheiro em cima da infelicidade de ter tido uma filha mulher, quando ele poderia ter tido filhos homens que seguiriam a "linhagem da família".

    Isso quando essas crianças não eram mortas juntamente com as mães pois a mulher não dera um filho homem ao marido, ela trouxera uma desgraça à família dando a luz a uma menina.

    Quando isso era uma verdade, muitas mulheres morriam no parto porque as ciências não tinham evoluido o suficiente para salvar ambas, a mãe e a criança.

    Por isso quando eu digo que o homem é uma peça fundamental para formação de uma família tanto quanto a mulher, não é só pelo fato de ele fornecer o espermatozóide, mas pelo fato de que ele será responsável pelo desenvolvimento dos seus filhos. Bem como dizer que você é responsável por tudo o que você faz.
    Qualquer coisa mesmo.
    E eu acredito que não deverá ser nenhuma obrigação quando chegar a minha vez.

    Mas eu espero sinceramente que você não tenha somente um(a) genitor(a) e sim um(a) parceiro(a), companheiro(a) e cumplice de verdade.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Quando eu - Eli - e o seu pai - J.Carlos - , decidimos ter um filho - você Jessica, nós já pensávamos assim, mas do pensar até compor um texto como esse, há uma distância infinita, um verdadeiro abismo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Por isso que o resultado foi tão bom...Viu, não tem melhor exemplo de que esse método funciona!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, anonimos 1 e 2 desta folha. Entendo que o texto da Jessica seja o que ela pensa como ideal e não corremos o risco, que se for desta forma que ela descreve, seus filhos não sejam tão "educados" quanto voces dois. Beijos

    ResponderExcluir
  7. A partir de agora sei que os pais devem ser unidos para educar os filhos. Genial.
    De preferência em uma família rica e loira como a da foto.

    Na sua linha então crianças órfãs nunca seriam bem educadas, mães que são abandonadas ou separadas nunca conseguiriam dar suporte de família para os filhos e filhos não planejados são uma desgraça que acaba com a vida dos pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crianças órfãs não tem a probabilidade de serem criadas com o equilíbrio psicológico que os pais forneceriam;
      Mães abandonadas e/ou separadas não dão o suporte que os filhos precisam pois estão sozinhas nesta empreitada;
      Filhos não planejados não são uma desgraça, mas desestrutura a relação dos pais mesmo quando essas pessoas tem um bom relacionamento e querem construir uma família, sem contar quando o casal não quer o filho e o 'pai' manda a 'mãe' tirar o bebê, ou ainda, duvida que a criança seja dele - quer dizer, duvida da mulher que está ao seu lado.

      Em todos os casos o desenvolvimento psicológico no ser humano (filho) não será completo como poderia ser, no caso de uma família com ambos os pais presentes. Casos como o citados acima podem causar desconfortos, complicações e até patologias para a criança que cresce em um ambiente desestruturado.

      Excluir
    2. Caro Anônimo, o post aborda uma situação "ideal" de desenvolvimento conforme o que conhecemos hoje.

      O fato do desenvolvimento não ser ideal não significa que este não ocorra.

      O menor caminho entre 2 pontos é uma reta, mas não significa que eu não possa traçar infinitos caminhos que leve de um ponto ao outro!

      Portanto, assim como a Jessica já disse, nos casos enumerados por você o desenvolvimento não será o "ideal", mas com o cuidado adequado para cada situação, poderá ser desenvolvido.

      Todas as coisas feitas na vida encontram obstáculos e o ser humano, se for deixado livre, encontrará na razão os meios para superá-los.

      O fato de uma família ser loira, como a da foto, não significa que não encontrará obstáculos na criação dos seus filhos. Com certeza encontrará, bem como a família morena, parda, asiática e etc...

      Através do conhecimento acumulado podemos sugerir maneiras e comportamentos que diminuam os obstáculos, como esse sugerido no post.

      De toda forma cada família é uma família, cada pessoa é uma pessoa. O esclarecimento deve ser dado para que as pessoas saibam os caminhos que possam auxiliar na resolução das suas adversidades, mas uma vez dado, cada um deve seguir com a liberdade das soluções que pensar ser a mais adequada

      Liberdade esta que inclui assumir tanto os prestígios de uma escolha bem sucedida como os fracassos de uma escolha malograda.

      Qualquer indivíduo é capaz de encontrar o seu caminho, independente de condições, raça e classe social. Desde que seja livre para isso, ou seja, que tenha a total autonomia de agir racionalmente.

      "Mas é perfeitamente possível que um público a si mesmo se esclareça.
      Mais ainda, é quase inevitável, se para tal lhe for concedida a liberdade."

      Immanuel Kant - Resposta a pergunta o que é esclarecimento

      Excluir
  8. Este texto não é fonte de conhecimento, mas sim de uma opnião machista e preconceituosa. Espero que os leitores tenham senso crítico, caso contrário a autora estará colaborando para disseminar uma idéia de submissão e inferioridade da mulher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao contrário da sua opinião, a informação transmitida traz a ideia de uma mulher que sabe o que quer, na hora que quer, isso quer dizer que ela é completamente livre para tomar as próprias decisões, principalmente em relação ao próprio corpo, pois "fazer filho é fácil, quero ver criar" é simples para quem fala.
      A mulher podendo tomar as decisões da vida dela, ela vai saber (ou vai decidir) a hora de ter os filhos.
      E mais, ela escolhe quem será o parceiro, o companheiro dela para compartilhar esses momentos. Por isso o texto esclarece uma maneira que ele deverá ser incluído na relação com o filho, pois ele precisa participar da criação do bebê tanto quanto a mãe.
      Os dois são importantes para o desenvolvimento da criança.

      Excluir
    2. Anônimo,sem que você esclareça exatamente o seu conceito de "machismo" se torna, bem como já citado pela Jessica, uma simples opinião.

      Dizer que o homem possui papel ativo na gravidez e na posterior formação de uma família não é "machismo" ou "sexismo". No próprio texto existe a ênfase de que o homem não é apenas um "doador de esperma", mas deve participar em conjunto da criança.

      Não é colocar a mulher em um papel inferior, mas como alguém que necessitará do apoio de seu companheiro. O agente da gravidez é a mulher, portanto cabe ao homem o suporte, oras, o que mais caberia a ele? ir embora e engravidar outra?E que outro papel caberia a mulher? Dispensar o homem e criar a criança sozinha para provar seu papel social? Acredito que você não tenha compreendido a ideia desta postagem.

      Não estamos discutindo aqui catástrofes, tragédias ou luta de classes mas sim planejamento familiar!

      Um nascimento natural parte da premissa de que existiu um homem e uma mulher na concepção da criança (isso é tão obvio que nem precisaria ser explicitado). Em diversos casos temos que o pai abandona a gestante com receio da responsabilidade sobre o bebê, mas não é o caso que está sendo abordado.

      Estamos definindo os papéis e responsabilidades que os pais devem ter para um melhor desenvolvimento de uma criança, neste caso com o foco na participação paterna, que é tão pouco abordada. É um cenário aonde existe um casal com o desejo de construir uma família e cabe a ciência esclarecer para que tanto o casal quanto a criança tenham melhores condições de existência.

      Ninguém inclui briga de casais, morte do parceiro, estupro ou outras tragédias em um planejamento familiar! Essas eventualidades serão tratadas de uma outra forma do desenvolvimento humano, mas já estão fora de um "ideal".

      Para quem está fora do "ideal" existem outros procedimentos, o abordado aqui, neste post, é o desenvolvimento "ideal" para quem quer planejar uma família, conforme os estudos que temos hoje.

      Essa é a compreensão do texto acima. Para que possamos discorrer mais neste comentário precisamos que você deixe para nós sua compreensão dos conceitos que você identificou

      Excluir
  9. Me deu vontade de cagar na sua cara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprenda a ler, refletir no que leu, organizar seus conceitos e pensar, então volte e escreva algo inteligente.

      Excluir