terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Luciano Oliveira - O Brasil e os seus cinquenta tons de esquerdismo




Vivemos em um momento de caos no cenário politico-ideológico no Brasil. Nossos conceitos políticos, são analisados pela aparência de fachada, e não pelas estruturas internas.

Os partidos de esquerda, acusam os outros partidos de esquerda - por terem virado supostamente "right" - por não seguir um dogma especifico na doutrina esquerdista, ou seja, se você privatiza, você não é de esquerda, alguém avise esse povo, que seu ídolo, o vermelhão Lenin, privatizou empresas estatais; que a China comunista tem uma economia de mercado e os EUA possuem os democratas(Sim! Eles são de esquerda, na suprema potência capitalista.)

Precisamos enxergar o conceito ideológico do partido e não uma simples atitude politica, e se perguntar: Qual é o projeto ideológico do PT, PSDB, PSTU, PSOL e etc.? 
Para entender conceito, estrategia e poder, é necessário estudo.

A mesma coisa acontece com os ditos "partidos de direita" no Brasil. Quando você estuda Edmund Burke, Bastiat, Mises, Scruton, Hayek, Ortega y Gasset, Kirk, Joaquim Nabuco e tantos outros, estuda a história do pensamento liberal conservador, tanto na Europa e na America, você chega na conclusão que eu e outras pessoas chegaram, que não existe oposição ideológica partidária no Brasil.

Quando digo que não existe oposição ou como alguns gostam de chamar "direita", não falo isso indo na onda do Molusco(Gosta de uma pinga) ou de uma radicalidade estudantil. Afirmo porque conheço as estruturas internas, e não a aparência.

Ah! Mas o PSDB, não é de direita? Leia alguns dos autores que citei, e você com certeza vai descobrir que não. Eu chego nessa conclusão, pois vejo-o conceito. Eu afirmo isso, porque os maiores nomes do liberalismo-conservador me deram subsídios conceituais para afirmar isso.
No Brasil, termos como "direita", "conservador" e "liberal", carregam um conotação negativa, e quase 100% das vezes, quando as pessoas ouvem isso, não pensam no conceito fundamento pelos pilares do conservadorismo, pensam nesses termos como um xingamento "Ah! Seu liberal-fascista".

É possível que você esteja me chamando de radical, porém você me chama assim, pois você nunca estudou os autores que citei, sempre ficou preso nos autores do lado vermelho(Marx e todo resto que vocês já sabem), antes que me perguntem; eu estudei alguns(pois continuo estudando), na universidade estudamos esses autores, em casa eu os estudo(Inclusive meu projeto de ferias é terminar alguns livros do Marx que faltam); é preciso saber para conhecer e entender o panorama politico, esse é um dos maiores defeitos que critico nos esquerdistas; eles não leem os autores conservadores, e eu não quero cair no erro que tanto critico.

Exatamente por causa disso, vivemos um momento de bagunça politica, onde quem é de direita não é, é quem é de esquerda, quando é xingando de "direita", se cala para não perder a amizade do FORO de São Paulo.
O Brasil e seus cinquenta tons de esquerdismo.

Luciano Oliveira – Colunista do livreeliberdade.org

Twitter:@afroluo

2 comentários:

  1. A divulgação dessas falsas ideologias se intensifica com o parco ensino que temos. Nossos estudantes não recebem nenhum incentivo a leitura, e muito menos aprendem a obter uma compreensão adequada do que leem.

    Além disso a preguiça e a repulsa ao estudo e a produção são divulgados como um fator de status e não como uma vergonha.

    Vergonha no Brasil é ser empresário, profissional liberal e qualquer outro "monstro capitalista sedento por dinheiro". O glorioso em terra brasilis é o pobre menino da periferia, oprimido pelo sistema, que resolveu empunhar um revólver e sobreviver as custas de ameaças e roubos

    Portanto é latente a pobreza intelectual do cenário político (e educacional) brasileiro.

    Perecemos nas mãos de um Estado falido, que é péssimo administrador de infindos recursos. Esse mesmo Estado que é governado por uma horda de incompetentes gerados da própria incapacidade de gerir a educação

    Somente com a liberdade adequada poderemos efetivar nosso esclarecimento, permitindo que nosso cenário intelectual, não apenas na política, mas em todo o Brasil, tenha algum avanço.



    "A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma direção estranha, continuem, no entanto de bom grado menores durante toda a vida. São também as causas que explicam porque é tão fácil que os outros se constituam em tutores deles. É tão cômodo ser menor. [...] Não tenho necessidade de pensar, quando posso simplesmente pagar; outros se encarregarão em meu lugar dos negócios desagradáveis"

    Immanuel Kant - Resposta a pergunta o que é esclarecimento

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essa colocação, é um tema que precisamos nos aprofundar, para podermos não cometer erros cada vez mais comuns.

    ResponderExcluir